Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental

Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
Author: Wagner Rogério de Souza Jardim
Publisher:
Total Pages: 0
Release: 2001-08-09
Genre: Education
ISBN: 9788515023189

Texto claro que ajudará professores e professoras do ensino fundamental a resolver um problema vergonhoso: a repetência escolar motivada por distúrbios de aprendizagem, levianamente atribuída à preguiça do aluno. Nesse raciocínio se disfarçam a incompetência do sistema de ensino, a falta de incentivo à formação permanente dos professores e a manutenção de uma ideia romântica de educação que se traduz em iniciativas isoladas. Nenhuma dificuldade de aprendizagem é unitária, exclusiva, conclusiva ou imutável. É preciso estimular a investigação psicopedagógica e apoiar os projetos de formação que possibilitem conhecimentos científicos, permitindo aos educadores detectar previamente e resolver de modo eficaz os problemas de aprendizagem.

Desafios da aprendizagem

Desafios da aprendizagem
Author: Lino de Macedo
Publisher:
Total Pages: 0
Release: 2016-03-30
Genre: Education
ISBN: 9788561773861

Como a aprendizagem acontece? Como as tecnologias atualmente disponíveis influenciam esse processo?Nesse livro, Lino de Macedo e Rodrigo Bressan procuram mostrar de que modo os estudos em neurociências podem lançar luz sobre vários aspectos do desenvolvimento de crianças e adolescentes na escola. Aqui, são abordados temas caros a essas faixas etárias, como a prática do bullying, o uso de tablets e celulares em sala de aula e o acesso a jogos eletrônicos.Nesse contexto, os autores ressaltam a importância de estabelecer limites e de incluir questões da saúde na formação do professor, para ajudá-lo a reconhecer entre os alunos aqueles com dificuldades de aprendizagem e, também, a lidar com as próprias angústias advindas de seu trabalho. Por isso, informar-se para a prevenção é fundamental.

Relações de ensino na abordagem de Vigotski

Relações de ensino na abordagem de Vigotski
Author: Daniel Novaes
Publisher: Editora CRV
Total Pages: 134
Release: 2024-03-21
Genre: Education
ISBN: 6525158982

Este livro é a segunda versão, atualizada, da obra intitulada "Relações de Ensino possibilidades de transformação de um aluno com transtorno do espectro autista e seu professor". Nele, dialogamos a respeito das possibilidades de um trabalho pedagógico que toma a relação pedagógica entre um professor-pesquisador e um aluno com autismo. Com base na teoria histórico-cultural de Vigotski acerca das possibilidades de aprendizagem de crianças com deficiências, compreendemos que as condições orgânicas/biológicas não podem ser determinantes do desenvolvimento, pois esse deve estar atrelado às situações sociais favoráveis, que são necessariamente mediadas por signos e instrumentos. No processo de (trans)formação de Davi, seus novos modos foram percebidos pela equipe escolar e pela família. É importante pontuar que, mesmo os avanços tendo sido possíveis, há ainda muito o que se fazer – há necessidade de conscientizar as pessoas de que os sujeitos diagnosticados com autismo podem almejar, tanto na escola quanto na sociedade, objetivos iguais que os demais, mas de outras maneiras. Por isso, mediante este estudo, é possível olhar para um contexto maior e conscientizar os professores de que existem novos modos de significar a relação pedagógica e de que esse novo dá certo!

O Papel da Família e da Escola no Processo de Aprendizagem Qualitativa

O Papel da Família e da Escola no Processo de Aprendizagem Qualitativa
Author: Raimundo Santana
Publisher: Editora Dialética
Total Pages: 61
Release: 2021-01-21
Genre: Education
ISBN: 6558776774

A escola sempre teve um papel fundamental na civilização, e hoje, além de ensinar para a cidadania e para o trabalho, tem também a responsabilidade de repassar valores fundamentais para o indivíduo. O presente estudo teve como objetivo analisar o papel da escola e da família frente à aprendizagem dos alunos do 5o ano do Ensino Fundamental da EMEF Jean Piaget, em Parauapebas. Como família e escola se ajudam, até onde e quais as responsabilidades que cada um desses entes – família e escola – assumem em face da construção de valores, atitudes positivas e da formação efetiva da escolarização das crianças. Para dar conta desse intento, o presente estudo foi conduzido a partir do cunho metodológico quantitativo, voltado a um levantamento de campo (survey). Para coleta de dados utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas para os professores e a equipe técnico-gestora da escola e um questionário com perguntas fechadas para pais/responsáveis e alunos, esses foram visitados em suas residências. Os resultados apontam que, de fato, família e escola são dois importantes e imprescindíveis elos de uma construção qualitativa da educação que se propõe: nem família, sozinha, nem escola, sozinha, dão conta de tamanha responsabilidade. É preciso que haja e se fortaleça a parceria entre ambas instituições. O que se constata é que a hipótese de que a transmissão de valores e saberes fundamentais à vida, que deveria ser uma iniciativa da família, nem sempre ocorre lá no seio familiar, mas que vêm esta sendo integrada ao processo de ensino aprendizagem, num processo que silenciosamente vai se repassando à escola e aos professores a missão pela transmissão de valores. Fica claro também que o apoio da família aos trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar é um importante aliado para o êxito na construção do saber e reelaboração de princípios e valores tão caros à sociedade. Assim, constata-se que a relação família e escola é imprescindível para aprendizagem dos alunos, atuando de forma efetiva na formação de sujeitos capazes de atuarem positivamente em face dos problemas e desafios da vida moderna, quer seja no âmbito individual ou profissional, fortalecendo o convívio social.

Dificuldades de profissionais docentes para ensinar crianças com Síndrome de Down em organizações regulares de ensino

Dificuldades de profissionais docentes para ensinar crianças com Síndrome de Down em organizações regulares de ensino
Author: Luciani Geraldi
Publisher:
Total Pages: 194
Release: 2005
Genre:
ISBN:

Para que crianças com Síndrome de Down possam ter um desenvolvimento apropriado no contexto do ensino regular, tendo como promotor desse desenvolvimento o professor, é necessário analisar cuidadosamente pelo menos dois aspectos no que refere à educação dessas crianças. O primeiro deles envolve a concepção de que crianças com necessidades especiais não diferem de outras ditas com desenvolvimento "normal" no que diz respeito as suas possibilidades de aprender. O segundo aspecto traz como exigência examinar com mais rigor o papel do professor no processo de ensinar, principalmente no que diz respeito a sua qualificação para lidar com uma ampla diversidade de necessidades apresentadas por cada um dos alunos, dado que, muitas vezes, o ensino da criança com necessidades especiais ocorre de maneira insatisfatória. Dada a necessidade de conhecimento contínuo e de boa qualidade sobre as condições para promover uma boa educação, o objetivo da pesquisa foi investigar quais dificuldades o professor de ensino regular em sala de aula apresenta ao ensinar à criança com Síndrome de Down. Foram sujeitos três professoras de escolas de ensino fundamental pública e privada com crianças com Síndrome de Down (SD) como um de seus alunos. Por meio de entrevistas individuais em que perguntas sobre sua formação, tempo de experiência no ensino regular, sobre a maneira pela qual conduziam suas atividades em sala de aula para o ensino de disciplinas previstas no planejamento curricular, seus procedimentos para solicitar atividades, para correção de desempenho dos alunos, entre outras foram feitas. Dentre as três professoras, somente a segunda possuía formação e experiência em Educação Especial, a primeira tinha o auxílio de outra professora que ensinava exclusivamente ao aluno com SD e a terceira professora não apresentava nem formação nem experiência para lidar com alunos com necessidades especiais. Os dados obtidos por meio da análise dos relatos das professoras foram consistentes com o tipo de formação e experiência de cada uma: a primeira não lidava diretamente com o aluno com SD; a segunda lidava satisfatoriamente com o aluno com SD, com acompanhamento específico a ele e a terceira relatava não saber lidar com o aluno com SD. Alguns comportamentos de duas das três professoras ao lidar com o aluno com SD denotavam ser orientados por concepções de que esse aluno era menos capaz do que outros sem a SD. Esses resultados possibilitam identificar a necessidade de mais preparo dos professores no que tange ao conhecimento, técnicas educacionais em Educação Especial e um currículo pedagógico mais condizendo com a perspectiva de incluir a criança com necessidades especiais e não de segregá-la ainda mais.

Estratégias psicopedagógicas para a diminuição das dificuldades de aprendizagem na leitura, escrita e preservação do meio ambiente

Estratégias psicopedagógicas para a diminuição das dificuldades de aprendizagem na leitura, escrita e preservação do meio ambiente
Author: Augusto Alves de Oliveira
Publisher:
Total Pages: 0
Release: 2019-06-26
Genre: Education
ISBN: 9788547317768

Com este livro, quero colocar a você, leitor, algo que venha incentivar a importância do estudo com afinco as Estratégias psicopedagógicas para a diminuição das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita e preservação do meio ambiente. Esta obra discute as estratégias psicopedagógicas que os professores têm utilizado para a diminuição das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita dos alunos. Trata-se de uma abordagem que leva à reflexão sobre como acontece o processo de aquisição da leitura e da escrita e como os professores lidam com as dificuldades da leitura e da escrita dos alunos, bem como suas práticas psicopedagógicas em sala de aula. Explora ideias relevantes de autores que abordam essa temática referente às estratégias psicopedagógicas, às dificuldades educativas em Português e à aprendizagem da leitura e da escrita. A questão das dificuldades da leitura e da escrita é apresentada também em uma reflexão crítica sobre o baixo rendimento escolar e o insucesso escolar de muitas crianças e jovens que apresentam diferenças na aprendizagem escolar, sem, todavia, levar em consideração a aplicação inadequada das estratégias psicopedagógicas por parte dos docentes. Além disso, há escassez de recursos didáticos e falta de motivação, por parte dos professores, associada à pouca relação entre família e escola. O campo DA que é apresentado encontra-se particularmente enfocado nas dificuldades de aprendizagem específicas. Além da dislexia, dedica também alguns textos à caracterização da disgrafia e da disortografia, apontando alguns dos sinais de preocupação e de risco que a criança pode evidenciar desde a educação infantil até o ensino fundamental. A finalidade do livro é mostrar a necessidade de o docente conhecer, vivenciar e saber lidar com as dificuldades de aprendizagem, utilizando metodologias adequadas, montando planos de trabalhos interdisciplinares que despertem o gosto e o interesse pela leitura, criando estratégias a fim de conscientizar os alunos sobre temas transversais e sobre o meio ambiente, e preparando a criança ou o adolescente a ser um adulto bem educado, que respeita as diferenças e preocupa-se com o futuro do planeta.